Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Nobreaks e fontes para informática
Nobreak
O objetivo não é discorrer sobre os tipos de nobreak mas esclarecer sobre nobreaks de uso comum em desktops.
Nessa classe são usuais os nobreaks com saída senoidal pura e com saída senoidal por aproximação PWM, diferença discutida aqui. Esses termos são usuais nas especificações dos fabricantes e na prática corresponde à diferença mostrada na figura abaixo.
Essa figura tirei desse vídeo, para quem quiser ver na íntegra uma comparação entre essas duas tecnologias.
O PWM está longe de ser uma boa aproximação da senoide como podem ver. Portanto deve-se dar preferência para os nobreaks senoidais puros. Outro motivo importante para se adotar os nobreaks senoidais é que são apropriados para utilização em conjunto com fontes que possuem PFC ativo. Bons fabricantes de PC utilizam essas fontes.
Fontes para PC
Fontes de PC que atendem a certificação 80PLUS têm PFC ativo. Além do PFC ativo, essas fontes são mais eficientes (acima de 80%) e geram menos harmônicos na rede elétrica.
PFC significa POWER FACTOR CORRECTION. Fontes que possuem PFC ativo possuem um circuito que corrige o fator de potência (fp) da fonte deixando-a próximo a 1. Grandes empresas (como a USP) contratam com a concessionária (CPFL, etc), além do consumo como conhecemos, a obrigatoriedade de manter o fp acima de um determinado valor (em geral 0,92) sob pena de multa.
Fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência reativa (WATTS/VA). Uma carga resistiva tem fator de potência 1. Um motor tem fator de potência da ordem de 0,6 (fp~0,6).
A figura abaixo mostra os gráficos de tensão e corrente para três tipos de fonte: com pfc ativo, com pfc passivo e sem pfc.
Essa figura foi obtida desse artigo.
Teste de fontes
Em 2012 o INMETRO fez um relatório técnico sobre qualidade de fontes que foi divulgado no Fantástico da Globo. Embora o artigo seja de 2012 são relevantes os parâmetros usados na comparação. Ajuda para quem quiser se aprofundar no assunto.
http://www.hardware.com.br/artigos/inmetro-teste-fontes-alimentacao/
O relatório técnico do inmetro está nesse link na página do fantástico da Globo.
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/download/0,,6624-1,00.pdf
Conclusões
Se possível comprar nobreak com forma de onda senoidal pura.
Se possível comprar fonte com certificação 80PLUS.
Qualquer dúvida estou à disposição no email kawabata em usp.br.